A PolÃcia Militar invadiu o campus da Udesc do Itacorubi na noite de segunda-feira (31/maio) para perseguir, espancar e prender estudantes de forma bárbara, covarde e vil.
Tamanha violência é revestida de ainda maior gravidade pois os estudantes apenas organizavam uma passeata pacÃfica contra o aumento das passagens dos ônibus de Florianópolis que tornam as tarifas urbanas locais as mais caras do Brasil.
Policiais despreparados para o convÃvio democrático cometeram uma série de crimes brutais, sendo o ingresso no campus o  primeiro deles.
Condenamos veementemente esse vandalismo policial.
VÃdeo do confronto e das prisões feitas pela PMSC
O estado democrático de direito vem sendo tripudiado por tropas de choque treinadas e equipadas não para garantir a segurança de todos, mas para reprimir manifestações democráticas dos cidadãos. A continuidade disto é inadmissÃvel.
Exigimos a rigorosa apuração destes atos por parte das autoridades acadêmicas, policiais e demais instituições envolvidas. Urge esclarecer as responsabilidades por tais abusos inomináveis para que situações brutais e covardes como esta nunca mais se repitam.
Autor:Â Diretoria do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)